quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Dia Europeu das Línguas

O Dia Europeu das Línguas foi instituído pelo Conselho da Europa em 2001, Ano Europeu das Línguas, para celebrar a diversidade linguística e cultural.

Informações e iniciativas acerca do Dia Europeu das Línguas disponíveis em: www.coe.int/EDL

. O Português no mundo

O Português é hoje, de acordo com a 16ª edição do Ethnologue, a sexta língua materna no mundo, com mais de 200 milhões de falantes, a seguir ao Mandarim, Hindi, Espanhol, Inglês e Árabe; e a “segunda língua” de mais de 20 milhões. Abrange oito países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), em quatro continentes. Os falantes de Português representavam, há pouco tempo, 3,5% dos cerca de 6 biliões de habitantes do planeta.
Em abril de 2003, foi reconhecido pelo Parlamento Europeu como terceira língua europeia de comunicação universal (o Inglês e o Espanhol encabeçam a lista). É ainda língua oficial, de trabalho ou de tradução, em doze organizações internacionais alargadas, entre as quais figuram a UNESCO, o MERCOSUL, a UA (União Africana), a OEA (Organização dos Estados Americanos) e os PALOP. Na Internet, segundo a Global Internet Statistics, conta com 3,5% de falantes, valor que corresponde aos acessos em Português feitos a partir de qualquer parte do mundo.
Recentemente, por iniciativa governamental, tornou-se língua de aprendizagem obrigatória no Uruguai e na Argentina, dada a sua localização estratégica em relação ao Brasil. Também o Senegal manifestou o mesmo interesse.
Deixamos um vídeo sobre a história da nossa língua:
 
 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário