Depois de ter ajudado a fechar milhares de livrarias nos Estados Unidos, a Amazon está a ponderar abrir centenas destas lojas especializadas em livros por todo o continente americano.
A notícia foi avançada pelo The Wall Street Journal com base numa conference call de apresentação de resultados da General Growth Properties, empresa que detém vários centros comerciais e que explicou aos investidores que há várias empresas online que estão a começar a abrir lojas físicas.
“Posso dar o exemplo da Amazon, que tem o objectivo de abrir entre 300 e 400 livrarias [nos Estados Unidos]”, explicou o CEO da General Growth Properties, Sandeep Mathrani, que comparou esta estratégia à de empresas como a Bonobos – vestuário masculino – Warby Parker – oculista – ou Birchbox – cosmética – que começaram numa plataforma online mas, desde então, já abriram lojas físicas.
Segundo explicou um porta-voz da Amazon ao Quartz, a notícia do The Wall Street Journal foi publicada com base “em rumores ou especulação”. Na verdade, a empresa já tem uma loja física, em Seattle, descrita como um loca que integra o melhor das compras online e offline, na qual os livros são sugeridos com base nas avaliações dos clientes da Amazon.
Se a Amazon realmente abrir 400 lojas nos Estados Unidos, tornar-se-ia uma rival de peso para a Barnes and Noble, que tem 640 livrarias em todo o país. Mas não deixaria de ser irónico que a empresa que acabou com as tradicionais livrarias de rua fosse responsável pela sua ressurreição, agora em versão multinacional. Entretanto, pode reabilitar também o mercado – em queda – dos centros comerciais.
Fonte: Green Savers
Sem comentários:
Enviar um comentário