Semana do Mar


Diário de bordo: manhã do 5º dia















O dia começou com um aquecimento baseado nos exercícios trabalhados com o Tiago Ortis na manhã de ontem. Depois, enquanto uns terminavam o making off  na sala de informática, outros faziam um ensaio no auditório.

A seguir ao ensaio, vimos pela primeira vez o making off .

Às 11 horas,  apresentámos o nosso espetáculo ao público presente. Estávamos todos  nervosos e agitados , mas correu bem .

Diário de bordo: tarde do 5º dia

À tarde ocupámo-nos com a autoavaliação e a redação de uma dedicatória ao Tiago Ortis. Foi também tempo de fazer um balanço final do projeto e de nos despedirmos uns dos outros, desejando a todos umas ótimas férias.

Teresa Ferreira e Carlota Conceição 



Diário de bordo: manhã do 4º dia


Deslocámo-nos ao espaço Tetroesfera para participar num workshop de declamação, dirigido pelo ator Tiago Ortis. Aquecemos a voz, fizemos exercícios de relaxamento e interagimos em vários jogos e dinâmicas de palco. Durante a deslocação de comboio, registámos as respostas dos passageiros a algumas questões relacionadas com o mar.
















Diário de bordo: tarde do 4º dia

A tarde foi dedicada a mais um ensaio no auditório, onde já aplicámos as técnicas que o Tiago nos ensinou durante a manhã. Foi muito divertido!

                                                                      Maria da Graça Hart e Leonor Carneiro


Diário de bordo: manhã do 3º dia

Hoje, definimos tarefas a realizar durante a manhã. Relembrámos os adereços necessários para o momento de declamação no auditório. De seguida, relemos os poemas selecionados com o objetivo de os memorizar e de trabalharmos a expressividade. Também dividimos os trabalhos a realizar por pequenos grupos.






 
 
 
Os da pintura terminaram as telas, as meninas da dança, as Tut's", continuaram e concluiram

Os da pintura terminaram as telas, as meninas da dança, as “Tut’s”,continuaram e concluíram a sua coreografia, os da viola aperfeiçoaram acordes e ritmos e houve ainda quem tratasse da edição de texto. Por fim, voltámos à sala e fizemos mais um ensaio.

Amanhã temos um workshop no exterior. Estamos ansiosos!



                                          Leonor Carneiro e Madalena Pena




PROJETO 3: Recital/Sarau literário (grupo 6º ano)


Diário de bordo:  manhã, segundo dia










Começámos a manhã com uma ida ao auditório, para prepararmos o recital.
Os apresentadores ensaiaram a apresentação da sessão. Depois o grupo das guitarras ensaiou duas músicas, as meninas recriaram uma cena de pintura e, por fim, exibiram a sua coreografia.
Por último, ainda ensaiámos a declamação dos poemas e a colocação dos alunos em palco.

Diário de bordo: tarde, segundo dia











Formámos pequenos grupos, os quais realizaram diferentes tarefas: ensaio das músicas, declamação de poemas, ensaio da coreografia de dança, questionário sobre “O que é o mar?”, produções escritas sobre o conceito de mar, montagem de um excerto do vídeo a apresentar, visionamento do esquema a cumprir em palco... A tarde terminou com uma exibição muito animada das filmagens realizadas no dia anterior.

João Oliveira e Martim Malaquias


Diário de bordo : manhã, primeiro dia













































De manhã, após as apresentações e boas-vindas, vimos o Tempo +, que deixou todos com uma grande vontade de mergulhar a fundo nesta semana. De seguida, analisámos o conceito de “ sarau “. Depois estruturámos o nosso trabalho, vendo todos as etapas desta semana, e encontrámos um título para o nosso espetáculo, que por enquanto fica no segredo dos deuses marinhos...  Mais tarde fomos à biblioteca para uma seleção de poemas sobre o mar, que partilhámos com o grupo.























Diário de bordo : tarde, primeiro dia

Após o almoço, fizemos algumas dramatizações, para nos sentirmos mais à vontade uns com os outros. Juntámo-nos a pares, e cada grupo fez uma mímica. De seguida, ensaiámos os poemas sobre o mar, com os pares, e depois declamámos para todos. No final do dia, fizemos um ponto de situação e combinámos que recursos traremos amanhã.




Madalena Dray e Maria da Graça Hart


PROJETO 6:  "O pequeno, grande mar"


QUARTA-FEIRA | 13 DE MARÇO DE 2013

Iniciámos o terceiro dia com o jogo do gato e do rato!!! Miau!!!! Só para acordar.

Fizemos, de seguida, alguns exercícios para aperfeiçoar a nossa dicção. “O Papim papa a papinha, papa a papa de pão. Se o Papim não papa a papa, o Papão papa o Papim. E o Papim já papa a papa…”.

Começámos os nossos ensaios. Repetimos, repetimos, repetimos, repetimos, repetimos…

Tivemos, novamente, convidados!!! Mais elogios, mas também mais conselhos!

Só faltavam os cartazes, e foi isso que nós estivemos a fazer durante o resto do dia.

Esta semana está a passar a correr!!!! Amanhã é o grande dia…

 
TERÇA-FEIRA | 12 DE MARÇO DE 2013

Iniciámos o nosso dia com a dramatização do nosso poema coletivo. Para melhorarmos a nossa atenção, dedicámo-nos a algumas dinâmicas teatrais de concentração. Repetimos a nossa dramatização e tivemos o prazer de receber algum público. Tivemos muitos aplausos e elogios!
Quando regressámos do almoço, realizámos um exercício de escrita criativa, no qual tínhamos de relatar as aventuras de um golfinho. A dada altura, o exercício tinha um novo desafio. Tínhamos de inserir uma palavra no texto, tirada à sorte e, desta forma, a história tomava outro rumo.
Terminámos a nossa sessão de hoje com a leitura expressiva dos nossos textos. As professoras deram-nos sugestões de melhoria e algum trabalho de casa... Foi um bom dia!


SEGUNDA-FEIRA | 11 DE MARÇO DE 2013

 Começámos este dia com um jogo de apresentação chamado "zombie". Foi importante para ficarmos a saber os nomes de todos os elementos do grupo e para criarmos laços. De seguida, com a ajuda da “máquina da poesia” criámos o nosso poema coletivo. Com o objetivo de fazermos uma dramatização para o nosso poema, lançámos uma chuva de ideias com movimentos e sons.
No início da tarde, realizámos alguns jogos de concentração para aprendermos a focar a nossa atenção e conseguirmos estar mais atentos ao mundo para além do nosso e para adquirirmos algumas técnicas teatrais.
Acabámos o nosso dia com um exercício de escrita criativa que teve como mote um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen.


POEMA COLETIVO:

O pequeno, grande mar
No mar relaxante navego no meu barco e, se cair, beberei água salgada
no oceano. Lá no fundo, mergulho no canto das sereias calmo e sereno.
Ouvir a onda era a alegria para as conchas
e quando o oceano relaxa os peixes mergulham
O Adamastor saltava no rio com alegria
e na praia viu um peixe nadar em cima de uma grande dor:
Navegavas pelo oceano calmo cheio de algas
Derrubou-te uma onda. Apreciei os peixes, senti-me calmo.
No oceano o balançar relaxante das algas fazia-me imaginar...
A praia estava calma, apetecia-me saltar e ver os peixes
na ilha de areia. A saudade acumula-se apreciando o mar,
navegava pelo rio no meu barco, quando choquei com uma rocha
do fundo do mar. Vivo com a emoção de ouvir as algas
no oceano. A sereia nadava com alegria
na praia fresca a pensar em corais.
Sentada na areia muito pensativa. Quem lhe dera nadar
no mar agitado de ondas e sereias.

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Projeto 16 | “Navegar é preciso”

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".

Quero para mim o espírito desta frase,
transformada a forma para a casar como eu sou:

Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo

e a (minha alma) a lenha desse fogo.

Só quero torná-la de toda a humanidade;
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.

Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.
                  

                        Fernando Pessoa, Navegadores Antigos – Viver não é preciso

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