sexta-feira, 27 de novembro de 2015

80 Anos da morte de Fernando Pessoa - Programas

Na próxima segunda, dia 30 de Novembro, assinalam-se 80 anos sobre a morte de Pessoa.


Dias do Desassossego

Sexta, dia 27 de Novembro, às 18h30, na CFP, Luís Caetano (Antena 2) conversa com Laborinho Lúcio e Gabriela Canavilhas, sobre literatura e experiências de leitura, sobre os "livros que fizeram estes leitores"; no mesmo dia, a partir das 23h30, no MusicBox, em A voz dos livros, Ana Deus e Nicolas Tricot apresentam o CD e livro Bruta/Doutor Tristeza e a dupla Rui Hermenegildo (DJ) e Ricardo Henriques (autor) confrontam música e palavra num serão que promete ser de festa e dança.

Sábado, dia 28, das 10h00 às 12h30, na Fundação José Saramago, a oficina de construção poética, Desassossego Sussurrado, é aberta a todos. Nos próximos dias, Miguel Horta, mediador de leitura, trabalhará com um grupo do Hospital Júlio de Matos, concretizando uma ideia de inclusão pela palavra e pela poesia. No sábado à tarde, ambos os grupos saem à rua e partilhando a poesia com a cidade. Também no sábado, às 14h00, mais um passeio literário, desta feita, seguindo os passos de O ano da morte de Ricardo Reis.

Domingo, dia 29, o ponto de encontro é o Largo de São Carlos. A partir das 17h00, A alma inquieta reúne no largo onde nasceu Pessoa, as leituras de Carla Bolito, Marcello Urgeghe, Miguel Loureiro e Paulo Pinto, numa viagem literária que convoca autores como Cesário Verde, Almeida Garrett, Jorge de Sena, Antonio Tabucchi, José Saramago e Fernando Pessoa.

Ao longo destes dias, continua também a intervenção de arte pública da GAU - Galeria de Arte Urbana (DMC/CML): na Rua do Alecrim com Mariana Dias Coutinho e no espaço da CFP com Leonor Brilha. Às duas o mesmo desafio: o desassossego dos livros e da leitura e os dois autores.

Colóquio sobre Gabriela Mistral e Fernando Pessoa

Colóquio sobre a figura de Gabriela Mistral que visa comemorar o septuagésimo aniversário da atribuição do Prémio Nobel de Literatura à grande poeta chilena.

O colóquio vai focar a relação da autora com Fernando Pessoa e traz de Chile três escritores/as chilenos/as de relevo da atualidade:  Arturo Fontaine, Bernardita Domange e Pedro Pablo Zegers que participarão no colóquio e na inauguração.

- Bernardita Domange  “La escritura de Tala en Portugal”
- Arturo Fontaine  “Presencia de las cosas.  De Mistral a Pessoa”
- Pedro Pablo Zegers  “Gabriela Mistral y Portugal"

Data: 30/11/2015 (18:30 h)
Lugar:
Instituto Cervantes - Auditório/Auditorio
Rua de Sta. Marta, 43 - R/C
1169-119 Lisboa

Fonte: Instituto Cervantes 

Pessoa Revisited - 1935 | 80 anos depois

A Associação Portuguesa de Escritores leva a cabo uma sessão destinada ao reencontro com a obra de Fernando Pessoa, por ocasião do 80.º aniversário da sua morte.

Esta iniciativa, aberta ao público, terá a participação de Fernando J. B. Martinho, Rita Patrício e António Durães (leituras), sendo levada a cabo no próximo dia 30 de Novembro, pelas 18h00, na Livraria Ferin (Rua Nova do Almada).

Fonte: Associação Portuguesa de Escritores

Conferência-recital Fernando Pessoa e o Sonho do Indizível

No Auditório do Templo da Poesia do Parque dos Poetas, 30 de Novembro de 2015 pelas 19h30.

Comunicações:
. Fernando Pessoa e o Cânone Português - Annabela Rita (Professora da Faculdade de Letras da UL e Presidente do Instituto Fernando Pessoa)

. Fernando Pessoa e o Quinto Império - Paulo Alexandre Loução (Investigador do Instituto Internacional Hermes. Autor da obra «Portugal - Terra de Mistérios»)

. Recital de poesias de Fernando Pessoa da «Mensagem» e doutros mistérios por membros da Nova Acrópole e jovens voluntários do transforma(TE)

Actividade realizada em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras e o Instituto Fernando Pessoa. Entrada livre!

Sem comentários:

Enviar um comentário