quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Programação na Casa de Fernando Pessoa para os mais pequenos para fechar o ano 2015

Uma oficina com Margarida Fonseca Santos e três dias a descobrir Os Modernistas.

Na próxima quarta, dia 16 de Dezembro, das 10h30 às 17h30, o colóquio Orpheu, e agora? traz à CFP Fernando Moraes Gebra, Annabela Rita, José Blanco, Maria de la Sallette Loureiro, Pedro Teixeira da Mota, Anabela Almeida e Dionísio Vila Maior para fazer o balanço do ano e do legado da Orpheu no contexto das artes luso-brasileiras. Este colóquio é uma organização de Fernando Moraes Gebra, Universidade Federal de Fronteira Sul, CLEPUL/Universidade de Lisboa.

Para o fecho do ano e em tempo de pausa escolar, o Serviço Educativo da Casa Fernando Pessoa preparou duas actividades: a primeira para pais e crianças, a segunda de dia inteiro, para começar bem as férias.

Da música à palavra! é a oficina de escrita criativa desenvolvida por Margarida Fonseca Santos, um jogo de música, palavras e significados (sábado, dia 19 de Dezembro, às 16h00).

Em Os Modernistas, oficina de dia inteiro de 21 a 23 de Dezembro, das 10h00 às 17h00, as crianças são convidadas a conhecer Sonia Delaunay, Amadeo de Souza-Cardoso, Santa-Rita Pintor, Almada Negreiros e Júlio Pomar. Nesta oficina e através de exercícios plásticos como a decomposição geométrica e cubista familiarizam-se os mais novos com a linguagem modernista.

Saiba mais em:

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Óbidos e Idanha-a-Nova na Rede de Cidades Criativas da UNESCO

UNESCO põe Óbidos no clube das "Cidades da Literatura". Atualmente, existem na vila 11 livrarias. Espaços como uma igreja, um mercado ou uma adega são alguns dos espaços dedicados aos livros. 

Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, foi aceite no grupo de Cidades da Música da UNESCO, no âmbito da rede de Cidades Criativas. A vila de Óbidos, no distrito de Leiria, também alcançou uma distinção da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura: faz agora parte do clube das “Cidades da Literatura”.

A Câmara de Idanha-a-Nova preparou durante um ano e meio a candidatura, que teve o envolvimento de diversos intervenientes nacionais e internacionais. Já a candidatura de Óbidos, de acordo com a autarquia, estava a ser desenvolvida desde 2011, numa parceria com o editor José Pinho, da Ler Devagar.

O objectivo desta rede de cidades da UNESCO é promover o desenvolvimento social, económico e cultural destas comunidades, tendo por base as indústrias criativas. Agrupa 69 cidades em diferentes áreas, da gastronomia ao artesanato, passando pela literatura.

Óbidos é a 12.ª classificada na lista das "Cidades da Literatura", ao lado de Edimburgo (Escócia), Melbourne (Austrália), Iowa City (EUA), Dublin (Eire) Reiquejavique (Islândia), Norwich (Inglaterra), Cracóvia (Polónia), Heidelberg (Alemanha), Dunedin (Nova Zelândia), Granada (Espanha) e Praga (República Checa). 
Veja a lista completa AQUI

Fonte: SIC Notícias/Renascença

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Dia 14 de Dezembro: a entrega do Grande Prémio de Romance e Novela ao Mário Cláudio


A cerimónia de entrega do Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB – 2014 ao autor galardoado, Mário Cláudio, pelo seu livro Retrato de Rapaz terá lugar no próximo dia 14 de Dezembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, sala 2, pelas 18h30 e conta com a Presidência do Senhor Ministro da Cultura, Dr. João Soares, também nela estando presentes entidades oficiais, escritores e outras personalidades relevantes da nossa vida institucional e cultural.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Hoje - 'Boca a Boca: um solo para Gregório' no Instituto Camões


“Boca a Boca: um solo para Gregório” será o primeiro espetáculo sobre Gregório de Matos, considerado por muitos teóricos o primeiro escritor nascido no Brasil (1636 – 1696), a ser apresentado em Portugal. 

A estreia está marcada para o dia 10 de dezembro, às 18h, no Instituto Camões, em Lisboa. Ainda na capital portuguesa, a peça fica em cartaz no Teatro da Comuna, de 11 a 13 de dezembro, de onde retorna ao Brasil para iniciar a sua digressão nacional.

Saiba mais aqui:

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Colóquio Internacional «A Companhia de Jesus nas missões da Cochinchina e do Tun Kim em terras do Vietname: séculos XVII e XVIII» De 14-12-2015 a 15-12-2015

Comemoram-se em 2015 os 500 anos de amizade entre os povos de Portugal e do Vietname.

Se os primeiros 100 anos foram de contactos marcados pelo ritmo das monções, ao sabor das vicissitudes das viagens e com objectivos comerciais, nos séculos seguintes assistiu-se a um maior estreitamento de relações. Graças à aprendizagem da língua falada pelos antepassados dos Vietnamitas, por parte de alguns Portugueses, foi possível estabelecer acordos diplomáticos. Os Jesuítas portugueses, em terras dos Nguyên desde 1615 e na corte dos Trinh sobretudo a partir de 1630, tiveram um papel fundamental nesse estreitamento de relações bilaterais.

Sob a égide do Padroado do Rei de Portugal no Oriente, e a pedido do Vice-rei da Índia, enviou a Companhia de Jesus os padres Diogo Carvalho e Francesco Buzomi do colégio de Macau, para fundarem a 1ª missão na Cochinchina, em 1615. Em Dezembro de 1616, o padre Francisco de Pina iria reunir-se ao grupo e foi o primeiro a aprender a língua da terra, a servir de intérprete e a iniciar um sistema de transcrição fonética que facilitaria a aprendizagem aos missionários recém-chegados, todos falantes de português.

A Companhia de Jesus iniciou portanto, há quatro séculos, a evangelização dos povos do Vietname. Curiosamente o último padre jesuíta a sair do território vietnamita – João de Loureiro - era português e não obedeceu à ordem do Marquês de Pombal para regressar, permanecendo na Cochinchina, mesmo após a extinção pelo Papa desta ordem religiosa.

Pretende-se homenagear também neste ano de comemorações os Jesuítas que nestas duas missões tiveram um papel preponderante.

Veja aqui o Programa:
Colóquio Internacional « A Companhia de Jesus nas missões da Cochinchina e do Tun Kim em terras do Vietname: séculos XVII e XVIII»


terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Roteiro pessoano por Lisboa

O aluno Manuel Theotónio (12.º ano) desenvolveu um roteiro pessoano por Lisboa.
Aqui fica uma bela sugestão para o feriado de amanhã! :)


quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Dia Eça de Queiroz no Centro Cultural de Belém - Entrada Livre



Programa

Pequeno Auditório 
15H00 - Abertura
António Lamas
Guilherme d’Oliveira Martins
15h15 - Eça e os outros (a biografia e a relação com os de 70)
Alfredo Campos Matos
Guilherme d’Oliveira Martins
15h45 - Eça, ele próprio (a obra: do jovem Eça ao último Eça)
Luiz Fagundes Duarte
Ana Luísa Vilela
Carlos Reis

16h30 – Intervalo

17h00 - Os outros e Eça (diálogos com outras artes)
Isabel Pires de Lima (artes plásticas)
Miguel Real (literatura)
João Botelho (cinema)

18h00 - Encerramento

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Déjà lu - livraria solidária em Cascais

Na Pousada de Cascais, uma iniciativa da livraria solidária "Dejá lu":


"Neste Natal, com a conivência da direção da Pousada de Cascais, tomámos de assalto a sala das malas do hotel e construímos uma livraria temporária, que funcionará durante o período das festas.

No espaço estarão à venda, a partir de amanhã, livros em estado novo, oferecidos por editoras e redações de jornais e revistas. Pode-se por isso dizer que é um espaço Déjà Lu, com livros jamais lu, a preços decentíssimos e com embrulhos de fazer inveja ao resto da  família.

O funcionamento da livraria estará assegurado pelos nossos incansáveis voluntários e, como sempre,100% das receitas reverterão para a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21.

Até dia 27 de dezembro, às sextas, sábados e domingos, nos seguintes horários:

SEXTA: das 11h às 19h  SÁBADOS:  das 12h às 20h  DOMINGOS: das 12h às 18h

Sugestão de leitura



A Marta Correia (12B) enviou-nos esta sugestão de leitura. Uma forma diferente (e bem cativante) de refletir sobre a língua portuguesa e as suas áreas críticas. Muito obrigado, Marta! Boa leitura! :)

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Apresentação de Fausto: Uma Existência Digital

02 de Dezembro pelas 19h00.

Apresentação de Fausto Digital, um projecto desenvolvido pelo Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pela Cátedra Fernando Pessoa da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade dos Andes, que tem como objectivo a inventariação de fragmentos que constituem o Fausto de Fernando Pessoa.

Os fragmentos transcritos serão disponibilizados online, permitindo visualizar simultaneamente o original e a transcrição, aparato genético, notas históricas e de contextualização que poderão gerar propostas de novas organizações textuais, preenchendo uma lacuna na investigação actual dos estudos pessoanos e facultando o conhecimento dos textos fora de Portugal, onde a obra dramática de Pessoa é praticamente desconhecida.

Com Jerónimo Pizarro, José Camões, Filipa Freitas e Nicolás Barbosa

Entrada Livre!