UNESCO põe Óbidos no clube das "Cidades da Literatura". Atualmente, existem na vila 11 livrarias. Espaços como uma igreja, um mercado ou uma adega são alguns dos espaços dedicados aos livros.
Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, foi aceite no grupo de Cidades da Música da UNESCO, no âmbito da rede de Cidades Criativas. A vila de Óbidos, no distrito de Leiria, também alcançou uma distinção da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura: faz agora parte do clube das “Cidades da Literatura”.
A Câmara de Idanha-a-Nova preparou durante um ano e meio a candidatura, que teve o envolvimento de diversos intervenientes nacionais e internacionais. Já a candidatura de Óbidos, de acordo com a autarquia, estava a ser desenvolvida desde 2011, numa parceria com o editor José Pinho, da Ler Devagar.
O objectivo desta rede de cidades da UNESCO é promover o desenvolvimento social, económico e cultural destas comunidades, tendo por base as indústrias criativas. Agrupa 69 cidades em diferentes áreas, da gastronomia ao artesanato, passando pela literatura.
Óbidos é a 12.ª classificada na lista das "Cidades da Literatura", ao lado de Edimburgo (Escócia), Melbourne (Austrália), Iowa City (EUA), Dublin (Eire) Reiquejavique (Islândia), Norwich (Inglaterra), Cracóvia (Polónia), Heidelberg (Alemanha), Dunedin (Nova Zelândia), Granada (Espanha) e Praga (República Checa).
Veja a lista completa AQUI
Fonte: SIC Notícias/Renascença
Sem comentários:
Enviar um comentário