No dia 28 de abril, a Assírio & Alvim publica «A Asa e a Luz», aforismos, epígrafes e poemas breves no novo livro do Prémio Nobel da Literatura Rabindranath Tagore, obra traduzida e apresentada por Joaquim M. Palma. «A intolerância segura a verdade nas suas mãos com tanta força que a mata.»
O conteúdo desta edição em língua portuguesa compreende duas obras de Tagore: "Stray Birds" ("Pássaros Perdidos") e "Fireflies" ("Piri-lampos"), que têm em comum o facto de estarem escritas num estilo literário que se expressa servindo-se de um número reduzido de palavras. Estamos, assim, no campo do aforismo, da epígrafe, do poema breve.
A atmosfera onde este exercício literário se passa tem a ver com a natureza da acção do indivíduo neste mundo, sendo essa acção, na sua relação com o que está mais além da matéria, encarada segundo uma perspectiva unificada e unificadora supotada pelos pilares da paz, justiça e liberdade.
Para falar das várias faces dessa relação, o autor vai servir-se da perene e humilde sabedoria, da frase simples mas profunda, da poesia rarefeita, do vulnerável silêncio, que às vezes se pressente espreitando por detrás do verbal e do escrito.
Fonte: Diário Digital
Sem comentários:
Enviar um comentário