quarta-feira, 16 de outubro de 2013

CSI da língua

A origem da palavra "tubarão" é desconhecida. A primeira vez que foi referida em português foi no relato de Pêro Vaz de Caminha da descoberta do Brasil. Provavelmente, trata-se de um termo tupi (língua nativa brasileira).
 
A palavra "rémora" deriva do latim remora (“demora, obstáculo, atraso”), formada por re-, intensificativo, mais mora, “demora, atraso”. Antigamente, corria o boato de que grupos de rémoras aderiam ao casco de embarcações, atrasando o seu percurso.
 
Muito conhecida de todos é a sardinha. Vem do latim sardina, palavra que derivou da ilha de Sardenha, perto da costa oeste da Itália. E o nome da ilha vem do latim Sardus, que designava os seus habitantes, provavelmente com origem em alguma divindade local. Esse peixe era abundantemente pescado nas águas ao redor da ilha, daí o nome.
 
O "bacalhau" tem uma origem pouco comum em Português; trata-se de um termo que deriva do holandês kabeljauw, equivalente a “bastão-peixe”. Curiosamente, depois de preparado, torna-se duro como madeira, o que é muito vantajoso para o armazenar e guardar, daí o nome.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário