Desafiámos os nossos alunos e professores a assistir à peça A Noite, de José Saramago, na quinta-feira, dia 12 de dezembro, no Teatro da Trindade.
Com adaptação de Paulo Sousa Costa e encenação de José Carlos Garcia, esta peça conta no seu elenco com nomes conhecidos, como Vítor Norte, Paulo Pires, João Lagarto, Joana Santos, Pedro Lima, Sofia Sá da Bandeira, Samuel Alves, Filipe Crawford e Fábio Alves.
«Depois de ter feito jornais, escreveu sobre eles. Foi em "A Noite", a primeira obra dramática de Saramago que o escritor dedica a Luzia Maria Martins, a pessoa que o "achou capaz de escrever uma peça". Seria mesmo. A noite de que se fala nesta peça ficou para a história: de 24 para 25 de Abril. A ação passa-se na redação de um jornal em Lisboa e autor avisa: "Qualquer semelhança com personagens da vida real e seus ditos e feitos é pura coincidência. Evidentemente." Nem outra coisa seria de esperar. A ironia passa também pela história desta noite em que administradores e redatores entram em conflito. Uns a gritar que a máquina "há de parar" e outros a defender que ela "há de andar". Quando o escreveu, Saramago já sabia que, para o bem e para o mal, a máquina tinha continuado a andar. "A Noite" chegou aos palcos em Maio de 1979 pelo Grupo de Teatro de Campolide. Com encenação de Joaquim Benite e direção musical de Carlos Paredes, a peça contava, entre outros, com a participação de António Assunção no papel do chefe de redação Abílio Valadares.»
Assim escrevia o Diário de Notícias a 9 de outubro de 1998 sobre A Noite, que volta agora aos palcos, até 29 de dezembro, no Teatro da Trindade (em Lisboa), às quintas, sextas e sábados, às 21h30 e aos domingos às 18 horas.
Deixamos um vídeo, em jeito de convite / sugestão cultural para este fim de semana:
Sem comentários:
Enviar um comentário