sexta-feira, 21 de março de 2014

A poesia segundo o 8º B





    A propósito da comemoração do Dia Mundial da Poesia, iremos divulgando aqui, ao longo dos próximos dias, alguns textos em que os alunos do 8ºB procuram explicar à sua maneira o que é, para eles, a poesia.


           A beleza da verdade

        A poesia é tudo e tudo é a poesia. Da mais sentimental à mais agreste, ela é o fio que conduz aos nossos sentimentos. É esta delicada composição de pequenos conceitos que transforma o mais ínfimo dos pormenores numa das maiores e mais grandiosas músicas. A poesia é o espelho do sentimento. 
          Na realidade não compreendo quem não vê o verso com bons olhos, pois, na minha opinião, a poesia reflete tudo e tudo é refletido na poesia.
          Eu, embora seja jovem, vejo a poesia com olhos que não são os meus, mas sim de um subconsciente que desconheço. É a lágrima que corre para os rios, é o sangue que se entranha na terra, é o sopro que faz o mundo andar à roda, é a palavra que ecoa no Olimpo, é o nunca que dura para sempre. É assim que vejo a poesia. Seja ela "frauta ruda" ou "tuba canora e belicosa", encaro-a olhos nos olhos e reconheço-a como a minha história, a minha verdade.
          Concluindo, quando mergulho num poema sinto-me perante a essência da verdade, da bela verdade. Sinto que estou comigo. 

                                                                                                                                João Miguel Sousa


         Poesia, a voz da alma

    A poesia esteve sempre presente durante a história de Portugal, tendo atravessado os diversos movimentos artísticos, filosóficos e revolucionários nos quais o povo e as elites se envolveram.
    Poetizar é falar das coisas com o coração. Nos poemas, os sonhos ganham asas, o coração chora e as pedras falam. É este poder de dar vida às coisas que faz do poeta um criador que não se ocupa só de formas, cores, mas também dos sentimentos próprios e alheios.
    Com a poesia, contamos uma história, o heroísmo ou a derrota, e imortalizamos um acontecimento com a beleza de versos poéticos. Nela está tudo, o que lá está e o que não está, o que se adivinha e o que se sente.
    A poesia é usada por pessoas de toda a parte para ornamentar mensagens publicitárias e conceitos vinculados a marcas, produtos e serviços. Atualmente, a poesia está-se a tornar numa ferramenta de marketing e publicidade muito eficaz, visto que consegue mexer com os sentimentos humanos.
    Em suma, a poesia é uma arte que surgiu há milhares de anos e continua a ter uma grande relevância. É certamente a arte mais universal que o homem alguma vez conseguiu criar!

                                                                                                                         Alexandra Verdasca

        





  

Sem comentários:

Enviar um comentário