sexta-feira, 20 de novembro de 2015

«Os livros não têm idade» é um encontro em Lisboa sobre o livro para a infância

O mercado do livro ilustrado para crianças está diferente, com mais qualidade e diversidade, afirmou à Lusa o investigador Pedro Moura, na véspera de abertura, em Lisboa, da iniciativa «Os livros não têm idade - Um passeio ilustrado pela infância».

De sexta-feira a domingo, no Espaço Rua das Gaivotas 6, será possível ver e ler alguma dessa literatura e ilustração para a infância e ouvir alguns dos protagonistas - editores, ilustradores, escritores - dessa mudança que o sector tem registado nos últimos anos.

"Os livros não têm idade – um passeio ilustrado pela infância" foi o nome escolhido para a quinta edição dos encontros "O que um livro pode", com uma exposição de ilustradores portugueses, uma feira do livro, ateliers para crianças, debates e apresentações livreiras.

A exposição, "Rodapé", contará com trabalhos de 15 ilustradores portugueses e tentará "mostrar a maior diversidade possível de gerações, estilos e tipos de livros, do 'picture book' à literatura ilustrada, do livro brinquedo ao livro para adolescente", contou Pedro Moura, responsável pela escolha.

Ana Biscaia, João Fazenda, Catarina Sobral, André Letria, Susa Monteiro e Madalena Matoso são alguns dos ilustradores seleccionados para "Rodapé".

Haverá ainda quatro mesas de ateliers para as crianças manipularem materiais para a criação de ilustrações, uma feira do livro com a presença de mais de uma dezena de editoras, curtas apresentações de recentes edições portuguesas, o lançamento de um livro de Gonçalo M. Tavares e um debate sobre processos de trabalho editorial.

Este "passeio ilustrado pela infância" é um "momento para pensar a produção de livros para crianças em Portugal, para pensar o objecto livro", referiu à Lusa Filipa Valadares, da organização.

"Os livros não têm idade -- um passeio ilustrado pela infância" é organizado pela Oficina do Cego, GHOST Editions, TIPO.PT e STET - Livros e fotografias, e acontecerá no Espaço Rua das Gaivotas 6, uma antiga escola recentemente reconvertida num espaço cultural, pelo Teatro Praga.


Sem comentários:

Enviar um comentário