domingo, 30 de novembro de 2014

30 de novembro | Dia de Pessoa


Em dia de aniversário, a Casa Fernando Pessoa abre as suas portas, a partir das 15h00, para um programa de evocações e celebrações. Às 15h30, uma visita guiada ao espaço espera todos os interessados. Às 17h30, será lançada uma edição em Braille do livro Mensagem, do designer Bruno Brites. E, às 19h30, em clima de festa, a Tenda traz-nos o último dos seus oito olhares teatrais sobre a obra referencial de Fernando Pessoa, editada há 80 anos. A entrada é livre! (Texto retirado da página de Facebook da Casa Fernando Pessoa - com adaptações).

Deixamos o programa:




Aproveitamos também para destacar o número #30 da revista Blimunda, da Fundação José Saramago, dedicada ao Nobel e a Pessoa:

Clicar na imagem, para aceder à versão digital da revista.


"Quando José Saramago nasceu, a 16 de novembro de 1922, restavam a Fernando Pessoa apenas 13 anos de vida. Durante esse tempo coexistiram, pode até ter acontecido coincidirem em algum momento em Lisboa, mas dessa possibilidade não há registo. Em 1935, no dia 30 de novembro, Fernando Pessoa deixou de existir fisicamente e a partir daquele momento teve início a construção da sua imortalidade literária. Para celebrar a existência e genialidade destes dois grandes nomes da Literatura a Blimunda dedica-lhes várias páginas da sua edição de novembro. As homenagens começam já no editorial, um texto de José Saramago sobre Fernando Pessoa. A revista visitou o espólio do poeta na Biblioteca Nacional de Portugal e conversou com Jerónimo Pizarro e Patrício Ferrari, dois investigadores pessoanos que vieram a Lisboa atraídos pelo homem da múltiplas personalidade e que depois partiram para disseminar a obra do português pelo mundo. Uma galeria de fotos do(s) Dia(s) do Desassossego apresenta ao leitor a iniciativa levada a cabo pela Fundação José Saramago e pela Casa Fernando Pessoa para homenagear os dois escritores."

Sem comentários:

Enviar um comentário